As estratégias de venda são um dos pilares mais importantes em qualquer empresa, para poder conseguir bons resultados económicos e para crescer. Isto é, as estratégias de vendas são definidas as ações que contribuirão para o crescimento da empresa para que esta alcance a rentabilidade esperada.
Mas isso é algo bastante lógico, por isso neste post vamos deixar de lado as definições e o esquema para fazer uma dessas estratégias de venda e entrar de cheio naqueles fatores que determinam o poder vir a ser o líder em seu mercado ou então, pelo menos, da equipe em que participa.
Como obter sucesso numa estratégia de venda
Para que qualquer estratégia de vendas seja bem-sucedida, devemos ter em conta os 4 fatores-chave que vou explicar a seguir.
É mais, se controlamos esses pontos, com total segurança de nossas estratégias de venda terão sucesso:
Analisar, corrigir e alterar
Analisa o ROI de cada uma de suas ações para:
- Descartar as que apresentem uma pior rentabilidade.
- Tentar melhorar as que possam merecer a pena vendo que falhou ou que se pode mudar para melhor no funil de vendas ou funil de vendas.
- Otimizar os gastos
Um cêntimo bem gasto é estar um cêntimo mais próximo de seu próximo cliente. Como otimizar os custos? Analisando, editando e alterando as suas ações de venda.
Para saber quais ações são as que te darão uma maior rentabilidade, você pode fazer:
Benchmarking
Copiar o que fazem os melhores nunca vai fazer você ser o melhor, mas se você ajudá-lo a estar mais perto deles.
Tentativa e erro
Tentar novas formas de atrair clientes e ir quedándote com as que maior rentabilidade se apresentem.
Aumente a produtividade
Embora corrijas suas ações, fique com as melhores e tem seus custos otimizados, certamente ainda possa otimizar a sua produtividade.
Para isso existem 2 formas, principalmente:
- Tecnologia: o primeiro para conseguir melhorar a rentabilidade de uma empresa é promover o uso de melhores e mais avançadas ferramentas e máquinas. Isso vai ajudar a agilizar o processo e evitar ter que contratar mais mão-de-obra, o que será mais caro a médio e longo prazo.
- Marketing interno: o marketing interno é essencial em uma empresa, se queremos conseguir melhorar a produtividade dos trabalhadores (que são nosso ativo mais importante).
Determinar os objetivos
Determinar corretamente os objetivos de sua empresa é uma parte vital da estratégia de venda, pois isso ajudará a:
- Estabelecer um guia para a execução das ações.
- Estimular, incentivar e fazer se esforçar ao pessoal por alcançar as metas.
- Avaliar as ações realizadas.
- Justificar as ações de uma empresa.
Agora que você já tem as dicas na mão, vamos à prática!