O que é e como funciona o IPVA AP? Veja aqui!

Os proprietários de veículos automotores do Estado do Amapá, já tem disponíveis as datas e locais de pagamento para a quitação do IPVA AP. Trata-se de um imposto obrigatório pago no início de cada ano e que o seu atraso pode resultar em multas e juros. Veja abaixo todos os detalhes do IPVA AP.

    1. O que é e como funciona o IPVA AP?

Um dos impostos mais famosos em todo o país é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores – IPVA AP.

O que é e como funciona o IPVA AP?

Essa fama se dá em decorrência do seu período de pagamento, que é todo início de ano.

O IPVA AP é uma obrigação de todos os donos de veículos cadastrados no estado do Amapá, (com exceção das isenções e imunidades) e que deve ser pago sempre até a data de vencimento, para se evitar a incidência de juros, multa e a inscrição do valor na dívida ativa.

Para definir o valor a ser pago, o Estado se baseia na lei e lança as alíquotas todos os anos. Tais alíquotas representam um percentual sobre o valor venal do automóvel.

Além disso, existem as exceções, ou seja, situações em que o dono do veículo não precisa pagar o IPVA. Dentre essas exceções esta aquela relacionada ao ano do veículo. No caso do Estado do Amapá, veículos com mais de 15 anos de fabricação são isentos do pagamento do imposto.

    1. Consultar IPVA AP

No Amapá, os boletos do IPVA AP são enviados para a casa do contribuinte, contendo o valor venal do automóvel a alíquota incidente e o valor total do tributo. Entretanto, por qualquer outro motivo, é possível a emissão da 2ª via do boleto através do site do Detran AP.

Para realizar o procedimento e consultar o IPVA AP, bata ter em mãos o documento do veículo – CRLV e seguir os passos abaixo.

  1. Acesse o site do Detran AP neste endereço: https://www.detran.ap.gov.br/;

  2. Clique em veículo e em seguida “consulta de veículos”;

  3. Você será direcionado para a página de consulta. Agora digite a placa e o número do Renavam;

  4. Clique em “não sou um robô” e em “consultar”;

  5. Pronto! Agora é só imprimir o boleto de pagamento.

    1. Calendário de pagamento do IPVA AP

Definido em dezembro de 2019, o calendário de pagamento do IPVA AP, já pode ser consultado. Através dele é possível conhecer as datas de vencimento para o pagamento do imposto.

Quem realizar o pagamento em cota única até o dia 16 de março de 2020 terá um desconto na parcela de 20%. Optando pelo parcelamento, o contribuinte poderá realizar o pagamento em até seis vezes.

Diferente de outros estados, o IPVA AP não segue uma data definida pelo final da placa do veículo. Aqui, os proprietários de veículos automotores, independente da placa, devem pagar a parcela até a data mencionada.

Veja o calendário abaixo.

Vencimento

Pagamento em cota única com desconto

16 de março

1ª parcela

16 de março

2ª parcela

15 de abril

3ª parcela

18 de maio

4ª parcela

15 de junho

5ª parcela

15 de julho

6ª parcela

17 de agosto

    1. Onde pagar o IPVA AP

Com o boleto de pagamento em mãos, o contribuinte pode ir até qualquer agência bancária e realizar o pagamento do respectivo tributo. O importante aqui é ficar atento as datas de vencimento de cada cota.

Caso o boleto esteja vencido, é fundamental emitir uma nova guia de pagamento diretamente no site do Detran AP (como mencionado anteriormente).

    1. Alíquotas do IPVA AP

Para chegar ao valor do tributo, o Governo do Estado do Amapá realiza uma conta simples, em que levanta o valor venal do veículo – que é extraído da tabela Fipe – e multiplica por um percentual conhecido como alíquota.

Essa alíquota varia de acordo com o tipo, modelo, ano e características daquele. Veja abaixo a distribuição desses percentuais:

  • 0,5% para aeronaves e embarcações;

  • 1,5% para ônibus, micro-ônibus, caminhões, cavalos mecânicos, motocicletas e similares;

  • 3% para automóveis, caminhonetes e embarcações recreativas ou esportivas, inclusive jet sky e aeronaves não destinadas à atividade comercial, nacionais e estrangeiros.

    1. Como entrar em contato com o DETRAN AP

O Departamento Estadual de Trânsito do Amapá – Detran AP é o órgão responsável por administrar ações voltadas ao trânsito no estado do Amapá. Caso você tenha dúvidas sobre temas relacionados a veículos, trânsito ou habilitação, pode entrar em contato pelos meios abaixo.

    1. Conclusão

Entendeu todos os detalhes sobre o IPVA AP? Neste artigo buscamos explicar cada um dos tópicos mais importantes a respeito do imposto, ou seja, como consultar, o calendário de pagamento, onde pagar o IPVA AP, como entrar em contato com o DETRAN AP e muito mais.

Caso ainda existam questionamentos, a caixa de comentários está a sua disposição. Fique à vontade para deixar a sua dúvida e não deixe de compartilhar este artigo. Obrigado pela leitura e até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *