Campanha pela #QualidadeDeVida




 

O Movimento SuperAção lançou a campanha #QualidadeDeVida que busca apoio da população por meio de uma petição on-line, solicitando ao Sistema Único de Saúde (SUS) o fornecimento de cateteres hidrofílicos para pessoas com lesão medular, que precisam esvaziar a bexiga várias vezes ao dia por meio do cateterismo intermitente. O procedimento consiste na passagem de um cateter através da uretra, para drenagem da urina.

O material fornecido pelo SUS é de PVC e sem lubrificação, necessitando de preparo. Além do cateter, é preciso usar lubrificante.  “O procedimento demora mais, é menos higiênico e pode causar infecção urinária e até a paralisação dos rins. Com o cateter hidrofílico o risco de infecção é bem menor”, garante Robson Risso, que é tetraplégico e utiliza a técnica de esvaziamento de bexiga.

Segundo Billy Saga, do Movimento, “é preciso criar um engajamento em mecanismos que estreitem a distância entre nossos direitos e a nossa realidade com o objetivo de garantir melhor qualidade de vida e o exercício da cidadania das pessoas com deficiência”.

A campanha #QualidadeDeVida também terá mensagens e vídeos no site e no Facebook do Movimento SuperAção e discussões sobre o cuidado da bexiga e cateteres hidrofílicos.

Os interessados em assinar a petição podem acessar o link: 

https://secure.avaaz.org




Voltar