Como fazer uma boa redação no Enem – o que fazer, DICAS E TEXTOS

A etapa da redação é a que mais do medo em candidatos na prova do ENEM. A ansiedade e nervosismo, que são normais em dias de prova, fazem com que tenhamos o famoso “branco” e acabamos esquecendo o que tínhamos estudado.

Existem dicas que podem ser muito valiosas para fazer sua redação. Lembrando que as partes em que você ainda possa ter dúvida, devem ser estudas com urgência, não só para que sejam lembradas no dia da redação, mas para que tenha mais segurança na hora da prova. Então, veja onde estão suas dúvidas e tente sana-las quanto antes.

Conquiste mais conhecimento

Pode se dizer que essa é a primeira e principal dica para aqueles que querem aprender a fazer uma boa redação. Ler, escutar, conversar sobre assuntos interessantes, fazem com que você acabe adquirindo um maior repertório cultural e em consequência disso, tendo um vocabulário muito mais amplo.

Você pode ficar ligado em dicas para se dar bem no exame em sites especializados para a prova, como o https://www.enem2020.online/

Não fique com dúvidas

Como já havíamos dito acima, umas das coisas que uma pessoa na hora de fazer a redação não pode ter é dúvida. O melhor jeito de ir preparado e ir sem medos ou com receio de ter esquecido com se faz algo. Algumas dicas para guardar o que se estudou são:

  • Releia e tente entender o que ainda tem dúvida;
  • Estude, mas tenha sempre horários para descansar;
  • Leia sempre, depois leia novamente, ate não ter mais duvidas;
  • Pergunte para quem conhece a matéria melhor que você.

Use rascunhos

Quando começamos um texto, é normal que tenhamos um monte de ideias rolando em nossas cabeças. Ideias boas, ruins e outras mais ou menos, mas é importante saber que toda ideia é valida e você pode acabar precisando. Por isso, é recomendado o uso do rascunho.

Por incrível que pareça boa parte do tempo que gastamos em uma redação é pensando em como faze-la pode ser reduzido, se estivermos com todas as ideias á vista. A melhor forma de fazer isso sem dúvidas será anotando. Anotado?

Peça ajuda, cara

Se você não consegue, procure quem posso te ajudar. Pode ser um professor, amigo ou pessoa que entenda de produzir textos, o importante é que você realmente aprenda o precisa para não passar apertos nas horas de prova.

No YouTube, uma infinidade de canais ensinam como fazer uma boa redação e a vantagem de estudar com os vídeos é poder repetir a mesma aula varias vezes, sem precisar pagar nada por isso. Um canal que muitas pessoas tem visto o Descomplica, que tem se tornado referência quando se trata de video-aulas. No mais, na internet existem milhares sites que escrevem sobre o tema e outros que ajudam nos mais diversos assuntos relacionados ao ENEM 2020

Esteja atualizado

Preste a devida atenção em reportagens e coisas que estão acontecendo, não só no Brasil como no mundo todo. Como de costume, a redação do Enem pode ter um tema envolvendo o cenário atual, então, é sempre bom estar ciente do que acontece em sua volta. Leia revistas e jornais (atualizados, claro) e preste atenção nos assuntos que mais geram polemica na sociedade, esse pode ser um dos temas.

Leia provas anteriores

É comum que muitas pessoas estudem as provas de anos anteriores, isso além de dar uma ajuda na hora da redação, serve para você estar mais habituado com a prova. Assim poderá evitar qualquer tipo de surpresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *