Como consultar os dados do Renavam 2021?

Os dados do Renavam podem ser consultados de diversas formas, por pessoas físicas e jurídicas. Nesta postagem, vamos te explicar como fazer isso, para quais motivos e como deixar o Renavam 2021 do seu veículo sempre atualizado. 

 

Consultar dados de veículo pela base Renavam

 

Neste serviço, proporcionado pelo Governo Federal, cada usuário pode consultar até cinco vezes os dados do Renavam 2021 de uma pessoa. Ele serve para pessoas físicas que estão cadastradas do Portal de Serviços do Denatran ou no programa Brasil Cidadão. Já as entidades públicas ou privadas que desejam fazer essa consulta também  devem se cadastrar no Portal de Serviços do Denatran. 

Para fazer essa consulta, é preciso acessar este site, saber o código Renavam do veículo, número da placa do veículo e o CPF ou CNPJ do proprietário. 

 

Consultar dados do veículo pelo Detran

Nos sites dos Detran de todos os estados brasileiros também é possível verificar dados e pendências do veículo. A partir do código do Renavam 2021, o proprietário consegue verificar diversas pendências, como: licenciamento, DPVAT, IPVA, autuações e multas (pendentes ou quitadas), registro de furto ou roubo do veículo, recalls da indústria que fabricou o automóvel e dados de segurança.

Por mais que esse tipo de consulta seja largamente difundido, ela não está prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Um projeto de lei (PL 1590/2020), que tramita na Câmara dos Deputados, espera que os dados do Renavam 2021 e do registro Nacional de Carteiras de Habilitação (RENACH) sejam disponibilizados na internet em concordância com o código. 

 

Por que consultar o Renavam 2021? 

 

O Renavam 2021 é o número de identificação do seu automóvel. Ele também pode ser comparado a uma impressão digital dos humanos, a um RG ou CPF, por exemplo, pois  cada uma dessas sequências de números é única.  Se o veículo é descartado, ou não está em circulação, o Renavam nunca será repetido

Ele pode ser checado antes da compra de um carro ou moto usados, para verificar se não existe nenhum débito pendente. Lembrando que o Certificado de registro e Licenciamento de Veículos (CRLV), onde fica o código do Renavam, só pode ser emitido novamente com o pagamento de todas as possíveis contas, como licenciamento, DPVAT, IPVA e multas. 

Além de checar o Renavam 2021 no site do Detran, ou do Governo Federal, não esqueça de consultar outras pendências nas páginas da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e no sistema de Restrições Judiciais sobre Veículos Automotores (Renajud). 

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é obrigatório portar o CRLV (Certificado de registro e Licenciamento de Veículos), sempre atualizado e original, principalmente em caso de uma blitz policial de trânsito. Se o condutor for parado, ele deve mostrar o documento do carro para um agente. O policial, então, pode consultar o número do Renavam do veículo, para verificar se tudo que a lei obriga, está pago. 

Se o IPVA não estiver em dia, por exemplo, o condutor precisa pagar uma multa, leva uma infração na CNH e o veículo pode ser recolhido. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *